SETORES DA ECONOMIA
As características dos setores da economia: primário, secundário e terciário.
Para entendermos melhor as atividades humanas de produção e consumo das mercadorias, dividimos a economia em três principais setores: o primário, o secundário e o terciário. Dessa forma, conseguimos compreender todo o processo que vai desde a exploração dos recursos naturais à industrialização e utilização dos produtos.
Setor primário: o setor primário é a área em que as pessoas retiram os elementos da natureza (extrativismo) ou cultivam algum tipo de matéria-prima no campo (agropecuária). Assim, tudo o que é produzido nesse setor é chamado de produto primário.
Exemplo: cultivo e produção de café; extração de ouro ou prata.
Plantação de café, atividade do setor primário
Setor secundário: é a área responsável por transformar as matérias-primas em mercadorias industrializadas. É o setor da produção industrial.
Exemplo: moagem, refino e empacotamento do café para o consumo; produção e confecção de joias.
Fábrica de produção de café para consumo
Setor terciário: é o setor de comércio e serviços. É a área da economia em que os produtos são direcionados ao consumidor. É também o setor em que ocorrem as atividades que não estão relacionadas à produção de mercadorias, como a educação, o transporte, o turismo, a administração pública, entre outros.
Exemplos: supermercados, empresas de limpeza e vigilância, entre outros.
Depois de passar pelos outros setores, o café é servido por um funcionário no setor terciário
É interessante perceber que os diversos tipos de economias no mundo possuem diferentes distribuições nos setores de suas economias. Países considerados subdesenvolvidos possuem uma concentração das atividades nos setores primários. Já os países emergentes e também os desenvolvidos possuem uma maior concentração no setor terciário.
Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia
PARA SABER MAIS ACESSE O LINK ABAIXO