domingo, 26 de fevereiro de 2023

PORTUGUÊS - ARTIGO DEFINIDO E INDEFINIDO


Artigo

artigo é a classe gramatical que geralmente antecede um substantivo, sendo variável em gênero e em número. Pode ser contraído com algumas preposições e, às vezes, ter outras funções nos enunciados conforme aprenderemos a seguir.

Leia também: Quais são os casos em que não se usa o artigo?

Uso dos artigos

O artigo costuma anteceder o substantivo para fazer referência a ele, podendo indicar que se trata de um ser já conhecido do interlocutor (no caso dos artigos definidos) ou que se trata de um representante não específico da espécie (no caso dos artigos indefinidos). Assim, os artigos não funcionam sozinhos no enunciado, estando sempre acompanhados de outro substantivo.

Artigos definidos

Os artigos definidos indicam que um ser é específico por já ter sido citado ou por ser de conhecimento mútuo dos interlocutores. Os artigos definidos são variáveis em gênero (masculino ou feminino) e em número (singular ou plural).

 

masculino

feminino

singular

o

a

plural

os

as

 

Observe os exemplos:

  • A lição que aprendi hoje foi simples.
  • Ele passeava sempre com o cachorro dele.
  • Escolhi as pinturas para você.
  • Os convidados virão à nossa festa.

Em cada caso, o uso dos artigos serve para especificar um substantivo (“a lição que aprendi hoje”, “cachorro dele”) ou para referir-se a substantivos já conhecidos do interlocutor (“os convidados da nossa festa”, “as pinturas para você”). Saiba mais como utilizar essa categoria de artigos lendo o nosso texto: Emprego do artigo definido.

Artigos indefinidos

Por sua vez, os artigos indefinidos servem para indicar que ocorre uma generalização ou que é a primeira ocorrência do representante de determinada espécie, ainda não sendo de conhecimento mútuo dos interlocutores, visto ser a primeira vez em que aparece no discurso.

Os artigos indefinidos também são variáveis em gênero e número.

 

masculino

feminino

singular

um

uma

plural

uns

umas

 

É necessário entender que o artigo indefinido não pode ser confundido com um numeral. Ele não está atrelado ao número um, mas à ideia de generalização, conforme mencionado.

Vejamos alguns exemplos:

  • Uma lição que aprendi hoje foi simples.
  • Ele passeava sempre com um cachorro.
  • Escolhi umas pinturas para você.
  • Uns convidados virão à nossa festa.

Note que, agora, o artigo deu uma conotação de generalização em relação aos substantivos ou de desconhecimento por parte de um dos interlocutores. Trata-se de “uma das lições aprendidas” e de “um cachorro não conhecido”, além de “umas pinturas” e “uns convidados” que ainda serão vistos e conhecidos. Aprenda mais sobre de que forma esses artigos podem ser utilizados acessando: Emprego do artigo indefinido.


PARA SAER MAIS ACESSE O LINK ABAIXO

https://www.youtube.com/watch?v=HYBU_uZ9sD4&ab_channel=ProfessoraAlineSantana