quarta-feira, 14 de junho de 2023

HISTÓRIA - POVOS, CULTURA, DIVERSIDADE E CIDADANIA PARTE 1 - 2o BIMESTRE

CIDADANIA E DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA

A cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo. Essa expressão vem do latim civitas, que quer dizer cidade. Diversidade cultural se refere às diferentes culturas que existem numa sociedade e são manifestadas nos costumes, tradições, crenças, comportamentos, valores, músicas, dentre outros elementos. A cultura de uma sociedade é transmitida de geração em geração. O que diferencia uma cultura das demais são os elementos que formam o conceito de identidade cultural. Isso significa que uma pessoa pertencente a um determinado grupo possui traços específicos que definem sua cultura. Devemos aprender que as pessoas são diferentes, cada uma tem seu estilo, sua forma de pensar, de se vestir e agir. Apesar das diferenças, elas merecem o mesmo respeito e a mesma oportunidade. Por isso, é necessário acabar com a injustiça e o preconceito, para termos um mundo melhor.

 

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS

A Segunda Guerra Mundial, ocorrida entre 1939 e 1945, deixou milhares de mortos, incontáveis feridos e redefiniu o equilíbrio de poder mundial. As principais consequências deste conflito foram a ascensão dos Estados Unidos, a divisão do mundo entre capitalismo e socialismo e o surgimento da ONU.

No Brasil, verifica-se o fim do governo de Getúlio Vargas e a aproximação com os americanos.

Segunda Guerra produziu um dos crimes mais atrozes contra a humanidade: o assassinato de 6 milhões de judeus em escala industrial. A eliminação física deste povo fazia parte de um projeto de Adolf Hitler (1889-1945), conhecido como Solução Final. Para realizá-lo, os nazistas elaboraram um complexo sistema de extermínio em campos de concentração e de morte. Todos os 72 países envolvidos acumularam perdas em diferentes proporções. Houve intensa queda na produção industrial e os investimentos dos governos foram direcionados para a guerra, em detrimento de outras áreas, gerando intensos problemas sociais.



 BUSCA PELA PAZ MUNDIAL

A Organização das Nações Unidas ONU foi criada oficialmente no período pós-Segunda Guerra Mundial, em 1945, no dia 24 de outubro, por meio do documento de fundação conhecido como Carta das Nações Unidas.

A motivação para a sua criação está relacionada com os conflitos internacionais que destruíram diversos territórios e vitimaram milhares de pessoas, trazendo, assim, à tona a necessidade de buscar a paz entre as nações.

Antes da existência da ONU, havia uma outra organização intergovernamental conhecida como Liga das Nações, criada com o objetivo de uma proposta de paz negociada pelos países vitoriosos na Primeira Guerra Mundial. Contudo, com a ocorrência da Segunda Guerra Mundial, essa organização foi considerada um fracasso, por não ter conseguido evitar uma nova guerra. A ONU tem o poder de discutir e tomar medidas necessárias para questões enfrentadas pela sociedade, como a questão da paz mundial, as mudanças climáticas, o desenvolvimento sustentável, os direitos humanos, o desarmamento, o terrorismo, a igualdade de gênero, a produção de alimentos, as emergências de saúde etc. A sede encontra-se nos Estados Unidos, em Nove Iorque, sendo considerada um território internacional. No entanto, há outras sedes em demais localidades do mundo, como na Suíça, Áustria, Beirute, Santiago, entre outras. A ONU possui uma bandeira própria, bem como correios e selos postais. Os idiomas oficiais que permitem que todos os membros possam estabelecer comunicação são seis: inglês, francês, espanhol, árabe, chinês e russo."