terça-feira, 1 de agosto de 2023

CIÊNCIAS - A ÁGUA E O TRANSPORTE - 3ºBIMESTRE

 

Hidrovia

As hidrovias são redes de navegação usadas para o transporte de mercadorias, pessoas e serviços. Esse tipo de deslocamento ocorre em rios e lagos.
As hidrovias são um importante modal de transporte de mercadorias.
As hidrovias são um importante modal de transporte de mercadorias.

Hidrovias são vias navegáveis utilizadas para transportes diversos, sobretudo àqueles voltados à comercialização de mercadorias de grande porte. As hidrovias são um tipo de transporte aquaviário que ocorre em rios e lagos.

A principal vantagem das hidrovias está atrelada ao custo-benefício desse transporte, em especial no que tange o deslocamento de cargas pesadas em grandes distâncias. Entretanto, é um modal que também apresenta desvantagens, como a demora no translado dos produtos.

Europa é o polo do transporte hidroviário mundial. Esse continente contém muitas hidrovias, responsáveis por uma parte do comércio regional. Já o Brasil ainda utiliza pouco as hidrovias como meio de deslocamento de mercadorias.

Resumo sobre hidrovias

  • As hidrovias são canais de transporte que utilizam a água como meio de deslocamento de mercadorias, pessoas e serviços.

  • O transporte hidroviário vincula-se à navegação em rios e lagos. Já o transporte marítimo diz respeito ao deslocamento em oceanos e mares.

  • As vantagens do transporte hidroviário envolvem o elevado custo-benefício desse modal para o translado de cargas pesadas.

  • O transporte hidroviário apresenta algumas consequências ambientais, como o risco de vazamento de combustíveis.

  • Esse tipo de transporte é altamente dependente das condições naturais de uma localidade, como o regime de chuvas.

  • As hidrovias dos rios Reno e Danúbio estão entre os principais canais navegáveis de todo o continente europeu.

  • No Brasil, destacam-se as hidrovias Tietê-Paraná, Araguaia-Tocantins, Solimões-Amazonas e São Francisco.

O que é hidrovia?

Hidrovia são canais navegáveis usados para o transporte de objetos e indivíduos. Portanto, é um modal de transporte que, a partir da utilização de rios e lagos, auxilia no translado de mercadorias, pessoas e serviços ao longo do espaço geográfico.

O termo hidrovia remete restritivamente ao transporte aquaviário, ou seja, ao deslocamento realizado em rios e lagos. A malha hidroviária refere-se ao conjunto de hidrovias de um país ou região.

Tipos de hidrovia

A hidrovia é um canal para o transporte hidroviário, ou aquaviário, que utiliza a água como forma de deslocamento. Em geral, o transporte realizado pela água é dividido em dois tipos, conforme o meio natural. Há o transporte hidroviário, que ocorre em rios e lagos, e o transporte marítimo, que acontece em oceanos e mares.

Barco transportando mercadoria ao longo da hidrovia Tietê-Paraná.
A hidrovia está diretamente relacionada ao transporte em cursos d’água.

Quais as vantagens do transporte hidroviário?

O transporte hidroviário dispõe de várias vantagens, relacionadas principalmente à sua capacidade de movimentação de mercadorias. Esse modal de transporte apresenta um ótimo custo-benefício, uma vez que possui grande capacidade de lotação, além de realizar deslocamento em longa distância. Esses fatores são considerados bastante competitivos quando comparados aos de outros modais de transporte, como o rodoviário.

Além disso, as rotas hidroviárias possuem baixo custo de manutenção. Esse modal de transporte causa um impacto diminuto no meio ambiente, já que utiliza para sua execução, em grande parte, a própria natureza.

Quais as desvantagens do transporte hidroviário?

As hidrovias, apesar de reunirem um conjunto de pontos positivos que implicam em investimento no setor, também apresentam desvantagens econômicas, logísticas e ambientais. A principal delas é o tempo de duração das viagens, considerado longo, em especial para as dinâmicas empreendidas em uma sociedade altamente globalizada. Há, ainda, uma grande carência de interligação entre as hidrovias e os demais modais de transporte, cenário que fragiliza a estruturação logística entre essas redes.

As hidrovias apresentam ainda desvantagens de cunho ambiental, como a possibilidade de acidentes e derramamento de combustíveis e a elevada dependência em relação às condições climáticas e geográficas. A ocorrência de grandes secas, por exemplo, por vezes impede o funcionamento dos sistemas hidroviários.

Hidrovias no mundo

As hidrovias são modais de transporte tradicionais bastante utilizados ao redor do mundo, principalmente no continente europeu. O uso desse tipo de transporte na Europa remete a tempos antigos, em que boa parte do comércio se dava através dos rios, canais de escoamento. As hidrovias dos rios Reno e Danúbio são consideradas as principais da Europa. Há algumas nações, como os Países Baixos, que possuem ampla rede de hidrovias em nível regional. Esses exemplos configuram a Europa como o principal centro do transporte hidroviário.

Outras nações também buscam nesse transporte uma alternativa para sua rede logística. Os Estados Unidos, por exemplo, possuem grandes hidrovias, como São Lourenço e Mississipi-Missouri-Ohio, sendo esta última de suma importância para o escoamento da produção agropecuária estadunidense. Já a China tem como principal hidrovia a do rio Yangtzé, chamada pelos chineses de Hidrovia Dourada. Esses dois países são justamente dois dos grandes investidores em hidrovias na atualidade.

Hidrovias no Brasil

Hidrovia Tietê-Paraná
A hidrovia Tietê-Paraná é um dos principais sistemas hidroviários do Brasil.

As hidrovias são o sistema de menor participação no deslocamento de mercadorias, pessoas e serviços no Brasil. O país ainda tem pouco aproveitamento dtransporte hidroviário, apesar de possuir condições geográficas necessárias para esse translado, isto é, uma vasta rede de rios e lagos. A listagem abaixo apresenta as principais hidrovias do Brasil e suas características.

  • Hidrovia Tietê-Paraná: É considerada uma das principais do Brasil. Está localizada na porção Centro-Sul do território brasileiro e possui cerca de 2.400 quilômetros de extensão. É uma das hidrovias que possuem um papel de destaque na economia do país, sendo fundamental para o transporte de grãos e de derivados de bens primários.

  • Hidrovia Araguaia-Tocantins: Está localizada na porção Centro-Norte do território brasileiro e possui aproximadamente 3.000 quilômetros de extensão. Está situada em uma região de grande produção agropecuária e possui alta capacidade de transporte de carga, ainda pouco explorada pelos agentes econômicos locais.

  • Hidrovia São Francisco: É a principal hidrovia da região Nordeste do Brasil. Possui cerca de 2.300 quilômetros de extensão e tem como rio principal o São Francisco, também chamado de “rio da integração nacional”, pois faz a ligação entre diversos estados. Representa fundamental importância no translado de mercadorias e passageiros.

  • Hidrovia Paraguai-Paraná: É considerada a principal hidrovia da região Sul do Brasil, abrangendo ainda parte dos territórios da Argentina, Paraguai e Uruguai. É essencial para as transações comerciais entre esses países, sobretudo para a exportação de bens primários.

  • Hidrovia Solimões-Amazonas: Corresponde a dois dos principais rios da bacia hidrográfica Amazônica: o rio Solimões e o rio Amazonas. É a principal hidrovia da região Norte do Brasil, de grande importância no transporte de bens florestais e no translado de passageiros.

  • Hidrovia Madeira: Detém 1.060 quilômetros de extensão e liga as cidades de Porto Velho (RO) e Itacoatiara (AM). É considerada a segunda hidrovia em importância da região Norte do Brasil. Sua localização no Norte brasileiro se mostra estratégica e apresenta elevado potencial para transporte de bens primários.

  • Quem administra as hidrovias no Brasil?

A administração das hidrovias brasileiras ocorre, desde 2001, por meio da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária (DAQ). Essa divisão está subordinada ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A diretoria atua na gestão da malha hidroviária do Brasil, bem como na operação e manutenção desse modal de transporte em todo o território brasileiro.


PARA ASSISTIR AO VÍDEO CLIQUE AQUI