FREVO
O frevo é uma dança folclórica típica do carnaval de rua do Brasil.
É uma das principais danças tradicionais brasileiras e uma das manifestações culturais mais conhecidas na região nordeste do país. Merece destaque no carnaval pernambucano, sobretudo, nas cidades de Olinda e Recife.
Essa dança popular foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2007.
Em 2012, o frevo foi incluído na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas (Unesco).
Origem e História do Frevo
O frevo tem origem no século XIX na cidade de Recife, em Pernambuco. Foi decorrência da rivalidade entre as bandas militares e os escravizados que tinham se tornado livres.
A palavra frevo surge como uma corruptela do verbo ferver (“frever”), isso porque o frevo é uma dança frenética, de ritmo muito acelerado.
O contexto histórico em que essa expressão cultural despontou era igualmente frenético em termos políticos e sociais. Vivia-se o pós-abolicionismo, enquanto surgia uma nova classe operária.
Por possuir um grande valor cultural, nos dias 9 de fevereiro e 14 de setembro é comemorado o Dia do Frevo.
Características do Frevo
- presença de música e dança;
- música tocada por instrumentos de sopro;
- ritmo acelerado;
- movimentos acrobáticos;
- inserção de elementos de outras danças folclóricas;
- inserção de elementos da capoeira;
- figurinos coloridos e a utilização de pequenas sombrinhas.
O frevo caracteriza-se por ser uma marchinha acelerada ao som de uma banda que segue o estilo dos blocos de carnaval. Ele incorpora elementos de outras danças, tais como maxixe, polca e, inclusive, a capoeira.
A orquestra do frevo recebe o nome de Fanfarra. A música executada no decorrer da dança, por sua vez, também é chamada de frevo.
Não há apenas um tipo de frevo. O mais comum não é cantado, mas apenas executado por instrumentos de sopro e de percussão.
Os instrumentos musicais mais utilizados são o trombone, o trompete, o saxofone e a tuba.
Uma das características mais marcantes é a utilização de sombrinhas coloridas, objeto que assume um papel importante na dança.
Elas auxiliam na coreografia ajudando os dançarinos a obter equilíbrio ao executar passos acrobáticos. Além disso, trazem um colorido especial à dança.
Os passistas, como são chamados os dançarinos do frevo, usam roupas bastante coloridas também.
Tipos de Frevo
São três os tipos de frevo, sendo que o mais tradicional é o frevo de rua.
- Frevo de rua: não é cantado, mas executado ao ritmo dos instrumentos musicais. É o frevo da dança.
- Frevo-canção: esse é o frevo orquestrado, o qual apresenta um ritmo mais lento.
- Frevo de bloco: é cantado, assemelhando-se a uma marchinha de carnaval.
Paço do Frevo
Em 2014 foi inaugurado o Paço do Frevo, no Recife.
Trata-se de um local que reúne a história dessa expressão cultural. Lá também há formação referente ao frevo.
O objetivo é valorizar e divulgar a arte que compreende as áreas da dança e da música que fazem parte do folclore brasileiro.