quarta-feira, 2 de agosto de 2023

GEOGRAFIA - COMO EVITAR O DESPERDÍCIO DE ENERGIA

 O Brasil é um dos países do mundo que mais consome energia. Dentro do país, o uso da energia elétrica é um usufruto considerável no consumo dos lares brasileiros. Cerca de 20% da energia produzida é destinada para o consumo nas residências de norte ao sul do país.

Com esse abastecimento atingindo locais infindáveis, ainda sim é possível encontrar pessoas com hábitos errados no consumo de energia elétrica. De acordo com o Instituto Akatu, 313 gWh são desperdiçados em ações que poderiam ser evitadas se o público tivesse um comportamento mais benéfico com o uso de energia. Esse acúmulo representa um gasto de trinta milhões de dólares que as pessoas realizam sem ter noção do prejuízo e que poderia ser aproveitado em melhorias no fornecimento de energia elétrica.

Mas como adotar hábitos realmente mais sábios? As mudanças são simples e vão se tornando parte do comportamento do consumidor brasileiro sem dificuldade. Esses hábitos de consumo impactam numa economia de energia considerável e com certeza trazem benefícios ao país e também ao mundo.

Televisão desligada

Ter a TV ligada quando ninguém está assistindo é um problema. Desligue toda vez que não estiver usando, inclusive na hora de dormir. Mesmo que você ative a função Sleep no controle remoto, crie o hábito de desligar a TV diretamente da tomada e não deixá-la nessa função, uma vez que o consumo ainda está sendo gerado.

Desligue as lâmpadas e troque pelas econômicas

Não acenda as lâmpadas sem necessidade, como é o caso durante o dia. Aproveite e troque as lâmpadas comuns pelas econômicas. São mais caras que as convencionais, mas resultam na economia no final do mês. E, se desejar, pinte as paredes em cores claras, para que a luz do sol seja mais refletida.

Minimize a potência do secador

Se você usa o secador, pratique o seu uso no menor tempo possível. Diminua a potência e use num tempo limite, 3 minutos no máximo. Mas, se for ainda mais propenso, seque bem os cabelos após o banho para evitar o uso do instrumento.

Desligue o ar-condicionado

Não deixe o ar-condicionado ligado por muito tempo. Abra as janelas e venezianas para ter uma ventilação natural, pprograme um horário certo para usar o eletrodoméstico e limpe os filtros de ar.

Feche a porta da geladeira

Não deixe aberta a porta da geladeira sem necessidade e faça o degelo do congelador num período de tempo considerável.

Não forre o freezer

Não prejudique a circulação interna do freezer para que o consumo não seja desperdiçado. Não forre as prateleiras e deixe que o ar gelado circule livremente e sem dificuldade.

Cuidado com chuveiro elétrico

Chuveiros elétricos consomem energia numa quantidade igual a uma máquina de lavar. Por isso, controle seu banho e não deixe o chuveiro ligado por muito tempo.

Reveja as ligações internas

Confira se a corrente elétrica não é transmitida com dificuldade pelas ligações internas da casa. Troque, se necessário, as fiações ou qualquer ligação que cause superaquecimento na parte interna da casa, pois há o risco de alterar o consumo de energia.

Veja a espessura dos cabos

Cabos muito finos não conseguem suportar a corrente de alguns aparelhos, como máquinas de lavar, chuveiros elétricos e geladeiras. Faça a troca, se possível, de cabos com uma espessura mais fina por uma mais grossa.

Regule o uso do ferro elétrico

Estabeleça um tempo para passar todas as suas roupas e assim diminuir o uso constante do ferro elétrico. Também não use o ferro em momentos que outros aparelhos mais fortes estejam ligados na casa, para não causar um consumo ainda mais intenso de energia.

Outras mudanças podem ser associadas ao seu cotidiano para que a energia não seja danificada ou a conta no final do mês não venha ser cobrada com um valor exorbitante. Lembre-se que grande parte dos problemas elétricos pode ser evitada com mudanças positivas no consumo dentro de casa.

A princípio, alterar os velhos hábitos pode ser um pouco difícil. Algumas pessoas não se lembram de apagar a luz ou a TV ou de fechar a porta da geladeira. Mas, ao se esforçar e ver o resultado com o decorrer do tempo, você verá que o estímulo (a economia de energia) crescerá e todos da casa passarão a se preocupar com esse aspecto.