ÁGUA E ALIMENTOS
A água é importante para o ser humano não só pelo seu consumo direto, mas também porque se retira dela uma grande variedade de alimentos. As imagens a seguir mostram como isso é feito, em exemplos de técnicas tradicionais de pesca e coleta de animais. No Brasil, um exemplo é a pesca por arrasto.
Outra atividade tradicional no Brasil é a coleta de caranguejos em ambientes de manguezais. Como já estudamos, os manguezais são ambientes de transição entre as águas do rio, do mar e do ambiente terrestre. Os catadores geralmente vivem próximo do manguezal e conhecem o ciclo de vida desses animais. A coleta é proibida durante a época de reprodução dos caranguejos.
Além das técnicas tradicionais, existem outras possibilidades de obtenção de alimentos retirados da água. Chamamos de aquicultura o conjunto de técnicas utilizadas no cultivo de algas e na criação e reprodução de animais aquáticos que vivem no mar, em ambientes de água doce ou em manguezais. Entre esses animais estão: peixes, caranguejos, camarões, mariscos, lulas, ostras e rãs.
Os animais que são criados por meio da aquicultura ficam em viveiros, espaços reservados para isso, e são mantidos na própria água do rio, do lago ou do mar onde vivem. Esses animais também podem ser mantidos em reservatórios escavados no solo, em condições adequadas para sua criação.
VÍDEO PESCA DO CARANGUEJO - CLIQUE AQUI
Apesar de ser uma atividade economicamente importante, a aquicultura apresenta um problema: o descarte de resíduos produzidos nos viveiros. Esse material é, geralmente, lançado na água sem tratamento adequado. Por ser rico em matéria orgânica, pode formar uma camada na superfície da água, o que acaba dificultando a penetração de luz nela. Essa condição impossibilita o processo de fotossíntese realizado por plantas, algas e outros seres vivos que vivem na água.