Transformação das fontes de energia
As fontes de energia são encontradas na natureza, e para tornarem-se consumíveis, precisam passar pelo processo de transformação. Esse processo exige trabalho, tecnologias e técnicas modernas para que possamos fazer uso do recurso.
A água, enquanto fonte de energia, é transformada em energia por meio das hidrelétricas e usinas de energia maremotriz, que, com a força da substância, fazem as turbinas movimentarem-se, gerando a eletricidade. Fato semelhante acontece com a energia solar, pois utiliza-se painéis fotovoltaicos e térmicos para captação do calor e temperatura, e assim transformá-lo em energia.
No caso da biomassa, usa-se qualquer matéria orgânica (como cana, bagaço de cana, mamona etc.) para queima ou produção de energia ou subproduto usado como combustível ou energia.
Nas refinarias de petróleo, o produto natural é transformado em gasolina, diesel, e outros subprodutos, como óleo, para uso nas indústrias e no dia a dia. Nas usinas termoelétricas, realiza-se a queima do carvão mineral e do petróleo para a produção de energia, e nas coquerias, o carvão mineral é transformado em coque, produto empregado para aquecer altos fornos da siderurgia e de indústriaFontes de energias são recursos naturais usados pelos seres humanos para criação de energia geralmente usada nas atividades do dia a dia. Essas energias podem ser renováveis, quando os recursos usados não acabam com o uso, e não renováveis, que acabam com o uso e são consideradas combustíveis fósseis. As energias renováveis são provenientes da água, do Sol, do vento, da biomassa etc. Já as não renováveis são o petróleo, o gás natural e o carvão mineral.
O Brasil faz uso dessas energias, tanto as não renováveis, como o petróleo e gás natural, quanto as limpas, como a elétrica, eólica, solar, entre outras. Essas fontes de energia apresentam diversas vantagens e desvantagens. Elas podem ser limpas, ou seja, não destruir ou impactar o meio ambiente, e até mesmo renovar-se com seu uso. No quesito desvantagens, cita-se o valor inicial de investimento, que, na grande maioria da vezes, é de alto custo.
Tipos de fontes de energia
As fontes de energia são recursos naturais utilizados pelos seres humanos para a criação de energia. Essa energia é utilizada em atividades do cotidiano ligadas à vida humana, como a eletricidade usada em:
- moradia
- fábricas
- comércio
- energia nas indústrias
- veículos, entre outros
As fontes de energia podem ser de dois tipos: renováveis e não renováveis. As energias renováveis ou energia limpa são aquelas que se renovam naturalmente no meio ambiente, podemos citar a energia produzida por:
- vento
- Sol
- água, para energia hidrelétrica e maremotriz
- biomassa
- geotérmica
Essas energias não são produzidas pelos seres humanos, e sim pelo próprio planeta Terra.
Por outro lado, temos as energias não renováveis, que recebem esse nome porque não se renovam no meio ambiente, elas são bastante conhecidas e usadas no dia a dia, são elas:
Fontes renováveis de energia
As fontes renováveis de energia são aqueles recursos naturais que não se esgotam com seu uso, ou seja, renovam-se ao longo do tempo naturalmente. As energias renováveis são consideradas limpas por não serem poluentes e causarem poucos impactos ambientais. Em alguns casos, esses impactos são pequenos, e, em outros, não há impacto no meio ambiente, como no caso da produção de energia solar e eólica.
Algumas dessas fontes são permanentes, como o vento ou a luz solar, outras podem acabar, dependendo de como são usadas diariamente, como a água.
- Energia eólica: é gerada pela ação do vento. A força dos ventos movimenta turbinas de aerogeradores, que, por sua vez, fazem com que a energia mecânica seja convertida em energia elétrica.
- Energia solar: é produzida pela captação dos raios solares, através de painéis fotovoltaicos, que convertem o calor em energia elétrica, e painéis térmicos, que utilizam o calor solar para aquecer a água.
- Energia hidrelétrica: é criada pela força da água dos rios, que movimentam as turbinas para a geração de eletricidade. É comum em regiões de rica hidrografia e relevo de planaltos.
- Energia maremotriz (mar): é adquirida por meio da construção de turbinas nos mares, que são movimentadas pela força da água, e assim gera-se a energia elétrica.
- Biomassa: é adquirida pela queima de substâncias de origem orgânica, ocorre com a combustão de lenha, bagaço de cana, resíduos agrícolas e excrementos animais. Os biocombustíveis são considerados biomassa por serem produzidos com base em vegetais de origem orgânica, como a cana-de-açúcar (caso específico do etanol).
- Energia geotérmica: é o aproveitamento do calor do interior da Terra. O calor da Terra é transformado em eletricidade, nas usinas geotérmicas ou geotermais.
Fontes não renováveis de energia
As fontes não renováveis de energia são aquelas que não se renovam rapidamente no meio ambiente, sendo consideradas combustíveis fósseis, ou seja, seu uso é altamente poluente e causa grandes impactos no meio ambiente.
As energias não renováveis são provenientes de reações químicas naturais, realizadas no interior da crosta terrestre, exclusivamente em rochas sedimentares, e são provenientes de matéria orgânica, por isso recebem o nome de combustíveis fósseis. São elas o petróleo, o carvão mineral e o gás natural. Esses elementos demoraram centenas de milhares de anos para ser produzidos.
Eles são utilizados na indústria por sua alta capacidade de combustão, como o carvão mineral, cuja queima gera energia para a produção de bens industrializados. O petróleo, por sua vez, é mais usado como combustível dos veículos automotivos e matéria-prima de diversos tipos de indústrias. Já o gás natural é usado como combustível de veículo e também no meio doméstico, com o gás de cozinha.
A energia nuclear é adquirida pela quebra ou fissão do núcleo atômico, em usinas nucleares. Essa energia não se renova, pois um núcleo quebrado não retorna ao seu estado original. Outro fator que devemos considerar é a alta radioatividade liberada após a quebra do núcleo, isso, além de ser altamente nocivo à saúde de qualquer ser vivo, pode promover acidentes graves, como explosão de usinas nucleares (caso de Chernobyl).
Fontes de energia no Brasil
O consumo de energia no Brasil representa 2% do consumo mundial, e a nossa principal matriz energética é a hidrelétrica. Atualmente, cerca de 90% da energia consumida no Brasil são provenientes das hidrelétricas. Hoje o país possui 433 hidrelétricas em funcionamento, e sua capacidade instalada de hidroeletricidade é de cerca de 70.000 megawatts (MW, milhões de watts). 23 dessas usinas hidrelétricas têm capacidade maior do que 1.000 MW, representando mais de 70% da capacidade total instalada.
O país também conta com outras fontes de energia em desenvolvimento, como a produção de energia eólica, bastante desenvolvida no Nordeste do Brasil, com destaque para:
- Rio Grande do Norte (4.066 MW e 151 usinas)
- Bahia (3.951 MW e 153 usinas)
- Ceará (2.045 MW e 79 parques)
O Brasil também é considerado autossuficiente em petróleo, desde a descoberta do pré-sal, explorado pela Petrobrás, empresa estatal responsável por sua extração, refino e distribuição. As principais bacias petrolíferas são:
- Bacia de Campos, a maior do Brasil
- Bacia de Santos
- Bacia do Espírito Santo
- Bacia do Recôncavo Baiano
Os biocombustíveis mais utilizados no país são: o etanol (álcool), o biogás e o biodiesel. Apesar de serem considerados energias limpas, impactam o meio ambiente com o plantio de produtos que são a base da sua produção, como a cana-de-açúcar, usada na produção do etanol. O Brasil é hoje um dos maiores produtores mundiais de etanol e faz uso do produto nas suas frotas automotivas.
Vantagens e desvantagens das fontes de energia
O uso das energias renováveis e não renováveis apresenta diversas vantagens e desvantagens do ponto de vista ambiental, econômico e social. Vamos conhecer um pouco delas.
Vantagens das energias renováveis:
- Podem ser consideradas inesgotáveis em relação aos combustíveis fósseis;
- Seu impacto ambiental é menor do que o provocado pelas fontes de energia com origem nos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás);
- Oferecem menos riscos à saúde do que a energia nuclear;
- Permitem reduzir as emissões de CO2, contribuem para a diminuição do aquecimento global;
- Promovem menor dependência energética em relação aos combustíveis fósseis;
- Conferem autonomia energética a um país, uma vez que a sua utilização não depende da importação de combustíveis fósseis.
Já as desvantagens das fontes de energia são:
- Combustíveis fósseis são altamente poluentes e figuram entre as principais causas do aquecimento global;
- Custos elevados de investimento e infraestruturas apropriadas;
- Energia da biomassa: a combustão da biomassa não é limpa, libera gases do efeito estufa;
- Energia hidrelétrica: causa área de alagamento, afeta populações ribeirinhas e microambientes;
- Energia solar: os custos iniciais são muito elevados;
- Energia das ondas: possível somente em região litorânea;
- Energia eólica: custo inicial das turbinas é muito elevado e muito barulho é produzidos.
Resumo sobre as fontes de energia
- Fontes de energia são recursos naturais ou artificiais utilizados pelos seres humanos para a criação de energia.
- Fontes renováveis são aquelas consideradas energia limpa, que se renova naturalmente no meio ambiente. Ex: solar, eólica, maremotriz e geotérmica.
- Energias renováveis ou energias limpas causam pouco ou nenhum impacto ambiental.
- Fontes não renováveis são as energias que não se renovam na natureza e são consideradas poluentes. Ex: petróleo, gás natural e carvão mineral.
- A energia nuclear é considerada não renovável por ser altamente poluente e radioativa.
- Energias não renováveis são altamente poluentes.
- A energia proveniente das hidrelétricas (água) representa 90% do consumo no Brasil.